segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALISTAMENTO MILITAR FEMININO


Há muitas meninas e meninos que tem vontade de seguir a carreira militar, ou seja ingressar no exército, aeronáutica, ou marinha. Em algumas áreas é permitido o ingresso de meninas, para tanto é necessário que a pessoa esteja consciente de que para fazer esta escolha há que se ter algumas características de personalidades essenciais como por exemplo:
- Aguçado senso de responsabilidade
- Pontualidade
- Saber receber e acatar ordens
- Ser organizado e porque não dizer metódico no sentido de saber, ou conseguir coordenar tarefas e ações que exigem método, ordem e disciplina.
- Ter equilibrio emocional e auto confiança.
Desta forma, as Forças Armadas do Brasil estão aos poucos abrindo espaço para que as mulheres sigam carreira militar, estudando até mesmo a proposta de oficializar o alistamento voluntário. Ainda é limitado o público feminino no Exército, Marinha e Aeronáutica, mas as FAB tem procurado driblar todos os preconceitos e disponibiliza cargos que combinem com as oficiais.
Hoje, as mulheres ingressam nas Forças Armadas por títulos ou concurso.  Lembrando que o serviço militar feminino foi regularizado em 1996, autorizando que as mulheres permanecessem nos quartéis para cumprir atividades de treinamento.
O Ministério da Defesa propôs em 2008 o alistamento militar feminino, que funciona da mesma forma que o masculino, mas não possui caráter obrigatório. A presença de mulheres nos ambientes militares tem contribuído com a nova forma de trabalho do Exército. Elas demonstram habilidade na prática do treinamento e surpreendem os companheiros de batalhão com tanta garra.
Na verdade, o Exército deseja promover o alistamento militar para mulheres com o objetivo de melhorar os serviços sociais e de saúde. Assim, as recrutas do sexo feminino não atuam em combate ou lidam com diversas armas de fogos, elas são instruídas sobre outras atividades importantes dentro das Forças Armadas. A vontade das mulheres de participar da FAB se deve ao desejo de igualdade com os homens,  buscando maior valorização dentro da sociedade e se mostram dispostas a encarar novos desafios.
Elas  começaram a ser admitidas em 1980, assumindo patentes de soldado e cabo. O Ministério da Defesa quer mudar um pouco esse sistema, permitindo o recrutamento de mulheres como soldados rasos. Com o alistamento feminino liberado, mulheres a partir de 18 anos podem assumir o cargo de recruta nas Forças Armadas Brasileiras, sua inscrição sendo voluntária. A discussão sobre a participação feminina nas FAB ainda está em aberto, é necessário fazer algumas análises antes da tomada de qualquer decisão. Atualmente são 320 mil cadetes femininas FAB, mas a tendência é que esse índice aumente com a aprovação do alistamento militar feminino 2010.

18 comentários:

  1. tenhoo 16 anos , e quero mto servir e tirar as duvidas ' pra poder me preparar gosteii do blog*-*

    ResponderExcluir
  2. Fui na minha junta militar, e me falaram que mulher não pode se alistar, é só quando houver vagas! Enfim como faço? Deixo o tempo passar ou realmente tenho o direito de exigir meu alistamento?
    Sou mulher

    ResponderExcluir
  3. tenho 43 anos,sou esportista,adoraria servir ...como devo proceder???muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. nossa tenho 17 anos e ano q vem completo 18
    quero muito me alistar sera q tenho chances??

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Amanda, tenho 17 anos, e quero me alistar, vou completar 18 anos, ano que vem, e quero saber se já tem data especifica para o alistamento?

    ResponderExcluir
  6. Oi sou a luana tenho 16 anos, gosto muito da carreira militar,sera que tenho chances de me alistar ??sou apaixonada e quero muito saber como faco para entrar ao quarteu muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. bom, só tem vagas para mulheres no ramo "auxiliar" ? ex. como enfermeira, dentista... essas coisas. eu acho que deveria ter igual aos homens, mais físico também. daí a mulher que quer faz as que não querem não seriam obrigadas. assim seria muito mais justo. mas vou esperar quero me alistar com os mesmos direitos de um homem u.u e não sou a única. obrigada adorei o blog !

    ResponderExcluir
  8. completei 18 anos 02 meses atrás, queria muito servir na Aeronáutica, objetivo: piloto, fui na junta de Caxias do Sul e me disseram para ver na site, só que não acho nada relevante, e aqui não tem base perto, como faço?

    ResponderExcluir
  9. tenho 17 anos, quero muito servir as forças armadas.
    Sou solteira, completo 18 em novembro.
    Sou forte, decidida.

    ResponderExcluir
  10. tenho 15 anos moro em porto alegre,queria saber quando posso me alistar queria e quero muito entrar nas forças armadas mais queria sabe como fasso para saber quando devo me alistar se posso ou Meu email e eessse janaina.querubim@hotmail.com por favor me manda um email quero muito muito muito mesmo

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber como arrumo o meu cabelo para ir me alistar e se devo ou não passar o minimo de maquiagem ?! Vou com calça jeans ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 21 anos eu posso me alistar no exercito da marinha.

      Elenice claudino da silva

      Excluir
  12. Oi meu nome é Ornella queria muito me alistar pra força aérea Brasileira nporem sou argentina radicada no Brasil e filha de brasileira, queria saber se tem como. aguardo resposta desde ja muito obrigado Att:Ornella Maité Herrera Salles

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Desiree Barros , tenho 14 anos , me interesso desde sempre na carreira militar , gostaria de saber se com 15 anos eu consiguiria engressar no Colegio Naval (preferencia) ou entao Colegio Militar , e como eu posso fazer isso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Glaucya, e fiz 18 anos a pouco tempo, penso muito em me alistar, mas com a seguinte intenção: quero cursar a faculdade de medicina, mas não tenho como pagar, então ouvi dizer que se alistando o governo paga a sua faculdade desde que sirva ao exercito pelo período de 20 anos, pois é, só que as informações disponíveis na internet são muito vagas, então gostaria de saber como é que funciona esse processo seletivo de mulheres,
    Obrigada.

    ATT, Gllaucya Silva de Oliveira.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Ana Gabriela Leão Ferro, farei 18 anos no próximo ano. Quero muito me alistar na Marinha ou entrar na Escola Naval. Meu avô é comandante aposentado da Marinha, tenho muito orgulho disso e gostaria de seguir o mesmo exemplo dele. Se eu me alistar normalmente, sem ser entrando pela Escola Naval, eu poderei ficar embarcada ou atuar em campo, sem ser apenas na parte administrativa?
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Oi sou Ludimila e tenho 17 anos queria saber como faço para entrar na escola naval.

    ResponderExcluir
  17. Oi sou Rubiana,tenho 16 anos,sou de Praia Grande SC,um município pequeno,e gostaria de servir a aeronáutica,como posso ter mais informações sobre como posso conseguir me alistar,prestar concurso,saber como posso fazer isso e onde devo ir,será que alguém pode me ajudar?? Obrigada beijoss.

    ResponderExcluir